quinta-feira, 3 de março de 2011

Minhoca




Reino: Animalia
Filo: Annelida
Classe: Oligochaeta
Ordem: Haplotaxida

Nome Popular : Minhoca

Nome Científico: Lumbricus rubellus

Habitat : Vivem na de baixo da terra. Fazem túneis na terra, que permitem melhor a circulação de oxigênio no solo e a retenção de água.

Alimentação : As minhocas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra.


Reprodução : Elas são hermafroditas, pois cada uma possui testículos e ovários. Porém, uma minhoca não é capaz de se reproduzir sozinha, necessitando sempre de uma outra para a troca de espermatozóides. Reproduzem-se sexuadamente.

Curiosidades : As minhocas não possuem sistema auditivo nem mesmo visual .Vivem enterradas, construindo galerias e canais, arejando a terra. São muito usadas na pesca como iscas pelos pescadores. Seu corpo é formado por anéis. Numa extremidade fica a boca (sem dentes e mandíbulas) e na outra o ânus.A respiração da minhoca ocorre na pele (respiração cutânea).As minhocas também possuem a capacidade de regeneração. Pesam em media 30 gramas e seu comprimento é em media 15 cm mas em algumas espécies chegam a 2 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário